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Correios de Angola apostam na melhoria da fiabilidade e capacidade de distribuição das correspondências | |
Luanda – Assinala-se hoje, 09 de Outubro, o Dia Mundial dos Correios, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), entidade que congrega correios de 191 países, e da assinatura do Tratado de Berna, em 1874.
Criada em Berna, Suíça, a UPU tem como missão integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas próprias de entrega de cada Estado-membro.
A data é actualmente comemorada por vários países do Mundo porque os Correios continuam a ter um papel muito importante na história das Comunicações.
Os pioneiros da comunicação postal foram os chineses. Mas os primeiros despachos por via aérea talvez tenham sido feitos pelos cretenses e fenícios, usando pombos e andorinhas.
O receio de que a correspondência fosse violada levou as pessoas a procurar métodos secretos de comunicação.
Conta-se que, na Pérsia, um senhor rapou o cabelo do seu escravo, escreveu a mensagem sobre o couro cabeludo, esperou que o cabelo crescesse e despachou-o para o destinatário. Este só precisou de uma tesoura para ter acesso ao texto secreto.
Antigamente não era fácil ser "carteiro" porque mesmo as maiores distâncias eram percorridas a pé e havia muitos salteadores. Por isso só as pessoas importantes, como os reis, tinham mensageiros ao seu serviço.
Em Angola, o Ministério dos Correios e Telecomunicações e Tecnologias está a desenvolver um Plano Director dos Serviços Postais que define em linhas gerais e a estratégia para o Sector no período de 2004 a 2012.
O Plano Director tem como visão estratégia a "prestação do serviço postal universal em todo o território nacional com preço e qualidade aceitáveis", a "recuperação da rede de prestação de serviços postais totalmente recuperada" e a "contribuição dos intervenientes do sector postal para o desenvolvimento humano das populações".
O lema dos Correios de Angola é o de ser um parceiro credível e fiável junto dos seus clientes empresariais e assumir-se como um dos agentes do desenvolvimento económico do país.
A sua oferta de produtos e serviços está a ser desenvolvida de modo a corresponder às crescentes e exigentes necessidades dos clientes, tanto na área da correspondência empresarial, tanto nos serviços expresso e serviços logísticos, em geral.
Todo este conjunto de serviços está disponível nas estações dos Correios de Angola a nível nacional, através de uma rede de balcões em modernização e cada vez mais alargada, em Luanda e restantes capitais de províncias.
Estão presentes em todo o território nacional, com uma rede de 55 estações activas, das quais 12 em Luanda, 42 novas estações a recuperar e construir.
Os Correios de Angola têm como prioridade a melhoria da fiabilidade e capacidade de distribuição da correspondência, nomeadamente em Luanda, devido à sua complexa toponímia.
Estão a desenvolver estudos para a introdução do correio pré-pago, assim como de novos tipos de acondicionamento, que irão certamente facilitar e dinamizar a sua utilização, tanto para empresas e instituições, tanto para particulares.
Os apartados são um dos serviços que mais se identifica com a actividade dos correios em Angola, dada a sua grande utilidade e conveniência.
A empresa tem vindo a aumentar e descentralizar a sua oferta de apartados, e esperam introduzir em breve um serviço de conveniência que consiste na entrega domiciliária de correspondência endereçada para apartados, mediante o pagamento de um valor por esse serviço adicional.
Espera-se que este serviço seja útil a muitas empresas e organismos públicos, como forma de rápida e regularmente acederem à correspondência que lhes é endereçada via caixa postal.
Para envios internacionais, os Correios de Angola dispõem do serviço EMS Internacional (Express Mail Service), que abrange mais de 200 países.
Consiste num serviço rápido, com entrega ao destinatário, de Luanda (ou outras cidades angolanas) para as Capitais dos países abrangidos pela rede EMS.
Para Clientes com contrato de Serviços Expresso, está incluída também a recolha dos objectos postais, assegurando um serviço porta-a-porta de documentos e encomendas.
Os Correios de Angola pretendem vir a melhorar, no futuro, este serviço, através da introdução do sistema de rastreamento das encomendas e alargar a rede de parceiros internacionais, de modo a prestarem um serviço mais rápido e mais fiável.
Pretendem ainda ser uma agente privilegiado para o desenvolvimento da Sociedade da Informação em Angola, razão pela qual, através de um protocolo com o Instituto das Telecomunicações, algumas estações no país já estão dotadas com postos de acesso à Internet.
Tal como já acontece em Cabinda, Benguela e em Luanda (nas estações de Brito Godins, Maianga e Vila Alice), este serviço irá ser gradualmente alargado a outras estações a nível nacional.
Fuente:

Via Yimber Gaviria, Colombia
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