Efeméride
Angop | |
![]() | |
Rádio Nacional de Angola festeja 33 anos | |
Luanda – A Rádio Nacional de Angola (RNA) assinala hoje, segunda-feira, o trigésimo terceiro aniversário desde que, em 1976, o primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, efectuou uma visita às suas instalações.
Como empresa pública de radiodifusão, a RNA tem como objectivos, dentre outros, contribuir para a informação do público, garantindo aos cidadãos o direito de informar, de se informar e de ser informado, sem impedimentos nem discriminações.
A promoção da cidadania, dos bons costumes, da solidariedade humana, dos valores culturais nacionais, o incentivo ao estudo e à descoberta permanentes e a promoção do trabalho são, igualmente, objectivos da RNA.
A RNA é um garante da liberdade de expressão e promotor do confronto de diferentes correntes de opinião, através do estímulo à criação e à livre expressão do pensamento e dos valores políticos, culturais, linguísticos, técnicos e outros.
Em nenhum momento a RNA divulgará qualquer informação sem confirmação da sua veracidade e, como valor nuclear de trabalho, não fará devassa à vida particular alheia.
O objectivo supremo da RNA é servir o povo angolano, velar pela promoção da angolanidade, e reflectir todos os valores que perseguem a defesa da soberania e integridade nacionais.
É uma empresa pública de radiodifusão, cuja estrutura orgânica é constituída por uma direcção geral, sete direcções de serviços, quatro sub direcções, dezoito direcções provinciais, sessenta departamentos, cento e dez sectores e 350 secções.
Integra 62 centros de trabalho, seis emissoras locais, 18 emissoras provinciais, sete emissoras regionais, 30 centros de transmissão e um centro de formação, cuja produção diária é de 24, 18 e 12 horas, respectivamente.
Além da língua portuguesa, a RNA emite em 12 línguas nacionais a partir de Luanda e 59 a partir das emissoras provinciais.
A programação internacional é feita em português, inglês, francês e lingala.
A cobertura é feita por uma rede nacional de emissores, sendo 61 de frequência modulada (FM), 23 de ondas médias (OM) e 10 de ondas curtas (OC).
Este suporte técnico é complementado com 84 estúdios de emissão e montagem e 50 grupos electrogeneos para fornecimento de energia, tida como fonte primária na maior parte das províncias.
A RNA dispõe de cinco canais de emissão, nomadamente "Canal A" (Emissão Nacional, 24 sobre 24 horas. Grande informação, entretenimento, cultura, desporto. Diferentes abordagens. É um canal generalista e o porta-estandarte do grupo RNA).
"Rádio N'gola Yetu" (Emissão Nacional, das 05h00 às 21 horas, em 12 línguas nacionais), "Rádio Luanda" (emite para a capital e arredores, ininterruptamente 24 horas).
"Rádio 5" (canal desportivo, emite para Luanda e províncias, das 06h00 as 00 horas) e a "Rádio FM Estéreo (O canal estereofónico inteiramente musical).
Serviço Internacional (com programas em português, inglês, francês e lingala).
A nível nacional, a rádio possui em cada capital provincial uma emissora, num um total de 18, as quais se juntam as Emissoras Regionais do Lobito e Soyo e os postos fixos do Tômbua, Negage e do Dondo.
Actualmente, é dirigida, desde 30 de Maio de 2009, por uma Comissão Executiva coordenada por Filipe Diatézwua, que trabalha com Perpétua Cabral e Cândido da Rocha Pinto.
A Comissão Técnica de Reestruturação é coordenada por Bartolomeu Sacramento, e integrada por Filipe Diatézwa e Lázaro Paulo.
Para saudar a data, decorrem em todo o país várias actividades desportivas e culturais.
Fuente:
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2009/9/41/Radio-Nacional-Angola-apaga-hoje-velas,7c77f883-e742-407f-b320-1d63af8f6928.html
via Yimber Gaviria, Colombia
0 comentarios:
Publicar un comentario
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.